domingo, 25 de setembro de 2016

Galáxis e suas cores

As Galáxias realmente apresentam as cores que vemos na internet?



É um tema realmente bem interessante,certo dia me perguntei se as cores das galáxias e nebulosas eram realmente lindas como as das imagens que vemos nas nossas pesquisas lá no google e em matérias em geral,e como seria de mais viajar no espaço vendo aquelas imagens.



Mais gente,a resposta é NÃO,elas não tem aquelas cores,não vistas a olho nú ao menos,veja bem; As belas e psicodélicas cores que vemos em fotos estampadas em jornais, revistas, livros e sites são construídas e tratadas em programas de edição de imagem. 
Calma, isso não significa que é tudo invenção. O processo de coloração não é aleatório. As imagens capturadas por telescópios óticos são mais complexas do que as que tiramos com nossas câmeras fotográficas. Os telescópios não têm filme colorido ou um sensor CCD que capte as cores básicas da luz de uma só vez.
Para trazer ao público uma foto que seja parecida com o que veríamos se pudéssemos olhar para as mais distantes regiões do espaço, é necessário fazer a combinação de pelo menos três imagens, em tons de cinza, tiradas com diferentes filtros e em diferentes exposições. 
Cada uma das três imagens deve ser obtida com uso de um filtro especial, que capta apenas a luminosidade nas cores visíveis por nós – por exemplo, o azul, o vermelho e o verde, que formam as imagens de computador no padrão conhecido como RGB.
Essas fotos são transformadas em jpg e, em seguida, coloridas de acordo com a cor em que foram captadas. Depois disso, elas são sobrepostas por meio de um programa de edição de imagem, dando origem a uma bela foto colorida.
Mais mesmo assim são imagens deslumbrantes,com ou sem edição.
Veja o vídeo abaixo da edição das fotos da galáxia NCG 3982;