terça-feira, 19 de julho de 2016
Figuras Históricas:Marie Curie
Marie Skodowska Curie (1867-1934), polonesa que se tornou um dos nomes mais importantes da ciência juntamente com seu marido, o professor de física Pierre Curie.Ela ganhou o prêmio Nobel em 1903, inclusive foi a primeira mulher a conseguir esta façanha. Esse mérito foi em virtude de seus estudos sobre radioatividade, em 1911 recebeu outro prêmio pela descoberta dos elementos Polônio e Rádio.
Marie Curie conseguiu se destacar como pesquisadora numa época em que as universidades eram de domínio masculino, foi a partir do seu trabalho que surgiu um enorme interesse pelos fenômenos radioativos e foi nessa época também que começaram a se desenvolver de fato.
O trabalho não foi fácil: o local de trabalho de Marie Curie era um laboratório improvisado em um galpão, cujo telhado tinha goteiras e o chão era terra pura, com instrumentos antigos, sem nenhuma sofisticação. Mas nem por isso as pesquisas desta cientista fracassaram, pelo contrário, levaram a identificação de três diferentes tipos de emissão radioativa - mais tarde chamados de alfa, beta e gama. Foi ela também que criou o termo radioatividade.
Marie Curie faleceu em 1934, depois de muitos problemas de saúde, provavelmente em razão da contínua exposição à radiação. Mas com certeza sua vida não foi em vão, graças a ela hoje a radioatividade é usada amplamente: uso na radioterapia, raios x, radiação de alimentos (para conservá-los), dentre muitas outras utilidades. Inclusive as doses de radiação utilizadas em tratamentos são chamadas de micro-curies.
O elemento de número atômico 96 da tabela periódica, de símbolo Cm, foi nomeado de Curio em homenagem a Marie e Pierre Curie. Essa brilhante cientista deixou uma frase: “Nada na vida é para ser temido. É tudo para ser somente entendido”.
segunda-feira, 18 de julho de 2016
Borboletas Monarcas
A borboleta Monarca é, provavelmente, a mais conhecida de todas as espécies da América do Norte. Ela é facilmente reconhecível devido às suas asas cor de laranja, com veias negras e pontinhos nas bordas.
A borboleta Monarca é famosa por sua migração rumo ao sul, do Canadá para o México, e o retorno ao Canadá durante o verão. No outono, milhões dessas borboletas voam para o oeste, onde passam o inverno na Califórnia e México, cobrindo as árvores com suas asas de brilhante colorido.
Essas borboletas se reúnem em colônias e chegam quase a formar cúpulas em volta das árvores. Em muitos casos, elas formam um volume tão espesso que a árvore fica cor de laranja e os galhos se curvam com seu peso. É uma visão extraordinária, que atrai multidões de turistas todos os anos.
A borboleta Monarca é a única que migra, como fazem os pássaros - indo para norte e sul. Entretanto, nenhuma borboleta vive o suficiente para completar a jornada, ida e volta. As migrações, normalmente, consomem de 3 a 4 gerações deste inseto de curta vida. Ela é também um dos poucos insetos que atravessam o Atlântico.
As borboletas Monarca viajam entre 1,900 e 4,500km do Canadá às florestas da região central do México, onde o clima é mais quente.
domingo, 10 de julho de 2016
Centralia,a cidade que pega fogo a cerca de 50 anos
Centralia é uma pequena cidade localizada na Pensilvânia,EUA.
É uma cidade fantasma que contava com cerca de 5 mil habitantes na década de 1960.O local também abrigava cinemas,escolas,restaurantes,igrejas e uma mina.Hoje,apenas 4 pessoas moram no local,e o motivo é um terrível incêndio subterrâneo que simplesmente devastou a região.
Centralia tinha como principal produção de renda a mineração de carvão, porém em 1962 um acidente envolvendo a usina crematória de lixo e as jazidas de carvão começou a consumir a cidade em incêndios e explosões.
Um enorme incêndio no subsolo da cidade liberou gases tóxicos à superfície, gerando calor e causando incêndios por toda a cidade neste período. Toda a população foi obrigada a abandonar a cidade para evitar doenças respiratórias e por não haver encontrado forma de evitar o enorme incêndio.
Além dos gases tóxicos, muitos outros perigos foram assustando os moradores de Centralia. O dono de um posto de gasolina fechou as portas em desespero após descobrir que a gasolina no tanque subterrâneo do posto estava com mais de 75 °C.
Este eco-acidente atraiu a atenção do congresso americano, porém não foi possível a restauração da cidade. Em 1992 o estado da Pensilvânia condenou toda a cidade e o governo também abandonou o projeto de controle do incêndio e até os dias de hoje, passados mais de 40 anos do acidente, o fogo no subsolo continua ativo e, segundo especialistas, continuará por, no mínimo, mais 500 anos.
sexta-feira, 8 de julho de 2016
Figuras Históricas:Nicholas Winton
Nicholas Winton salvou 669 crianças de serem mortas em campos de concentração nazista,elas foram levadas em segurança até a Inglaterra entre os anos 1938 e 1939.
Mais foi só em 1988 que sua esposa Grete descobriu um velho livro de 1939 com o nome e as fotos de todas as crianças e touxe sua linda história a publico.
A reportagem abaixo conta a história de Sir Nicholas e mostra o momento emocionante em que um programa inglês lhe faz uma homenagem juntando na platéia pessoas que ele havia salvado.
Assista e as lágrimas são por sua conta:
quarta-feira, 6 de julho de 2016
Figuras Históricas:Clair Petterson
Clair Petterson e sua descoberta sobre o chumbo
Primeiramente é importante sabermos porque o chumbo é tão nocivo para a saúde para então enterdermos a real magnitude da contribuição de Clair Petterson para a saúde pública:
O chumbo é uma neurotoxina. Absorvido em excesso, pode danificar irreparavelmente o cérebro e o sistema nervoso central. Entre os muitos sintomas associados à superexposição ao chumbo estão a cegueira, insônia, insuficiência renal, perda de audição, câncer, paralisias e convulsões. Em sua forma mais aguda, ele produz alucinações abruptas e aterrorizantes, que perturbam igualmente vítimas e expectadores, em geral levando ao coma e à morte. O chumbo no organismo é muito nocivo.
Clair Pettersonfo o Geólogo responsável por descobrir a idade da Terra,quando começou sua pesquisa no final da década de 40,Petterson estava empregando um novo método de medição por isótopo de chumbo,todas as suas amostras acabaram contaminadas-em níveis absurdos.A maioria continha cerca de duzentas vezes os níveis de chumbo normalmente esperado.
E o responsável por todo esse chumbo era um lamentável inventor de Ohio chamado Thomas Midgley Jr.
Em 1921,trabalhando para General Motors Researsh Corporation,em Dayton,Ohio,Midgley investigou um composto químico denominado chumbo tetraetila e descobriu que ele reduzia substancialmente a vibração conhecida como batida do motor.
Apesar de o chumbo ser tóxico,é lucrativo de produzir em escala industrial.Desse modo, em 1923, três das maiores corporações dos Estados Unidos – General Motors, Du Pont e Standard Oil de Nova Jersey – formaram uma joint-venture, com o nome de Ethyl Gasoline Corporation com vistas a produzir tanto chumbo tetraetila quanto o mundo estava disposto a comprar – uma quantidade enorme ao que se revelou. Eles chamaram seu aditivo de “etilo” porque soava mais amigável e menos tóxico do que “chumbo”, e lançaram-no para consumo público (de mais maneiras do que a maioria das pessoas percebia) em 1º de fevereiro de 1923.
Quase imediatamente, os operários da produção passaram a exibir o andar cambaleante e as faculdades mentais confusas de quem se envenenou. Também quase imediatamente, a Ethyl Corporation embarcou numa política de negação calma, mas inflexível que lhe seria útil durante décadas.No todo, pelo menos quinze trabalhadores morreram no início da produção de gasolina com chumbo e um sem-número de outros adoeceu, muitas vezes violentamente. O número exato é desconhecido, porque a empresa quase sempre conseguia abafar notícias de vazamentos embaraçosos. As vezes, porém, suprimir as notícias se tornava impossível, mais marcadamente em 1924, quando, em questão de dias, cinco trabalhadores da produção morreram e outros 35 foram transformados em pilhas de nervos vacilantes em uma única instalação mal ventilada.
Enquanto isso, Harrison Brown, da Universidade de Chicago, desenvolveu um método novo de contar isótopos de chumbo em rochas ígneas (aquelas criadas por aquecimento, e não por depósito de sedimentos). Percebendo que o trabalho seria excessivamente tedioso, entregou-o ao jovem Clair Patterson como tese de doutorado. É famosa sua promessa a Patterson de que determinar a idade da Terra com seu novo método seria “sopa”. Na verdade, levaria anos.
Patterson começou a trabalhar no projeto em 1948. Comparada com a contribuição heroica de Thomas Midgley à marcha do progresso, a descoberta da idade da Terra por Patterson possui um toque de anticlímax. Durante sete anos ele trabalhou em laboratórios esterilizados, fazendo medições muito precisas das taxas de chumbo/urânio em amostras de rochas antigas cuidadosamente selecionadas.
O problema da medição da idade da Terra era que se precisava de rochas extremamente antigas, contendo cristais portadores de chumbo e urânio mais ou menos tão antigos quanto o próprio planeta – é óbvio que rochas muito mais novas forneceriam datas enganosamente recentes. Mas rochas antigas de fato são difíceis de encontrar na Terra. No final da década de 1940, ninguém entendia porque eram tão raras. É incrível que só quando já estávamos em plena era espacial alguém tenha conseguido dar uma explicação plausível para o sumiço dela (a solução está na tectônica das placas). Patterson teve de tentar explicar as coisas contando com materiais bem limitados. Até que lhe ocorreu a ideia engenhosa de contornar a escassez de rochas utilizando material de fora da Terra. Ele se voltou para os meteoritos.
Seu pressuposto – bem ousado, mas correto, ao que se revelou – foi que muitos meteoritos são, em essência, restos dos materiais de construção dos primórdios do sistema solar que conseguiram preservar uma química interior mais ou menos intacta. Medindo-se a idade dessas rochas errantes, obter-se-ia também a idade (suficientemente próxima) da Terra.
Como sempre, nada foi tão simples como esta descrição superficial leva a crer. Os meteoritos não são abundantes, e amostras meteoríticas não são fáceis de obter. Além disso, a técnica de medição de Brown revelou-se extremamente sensível e precisou de muitos refinamentos. Acima de tudo, havia o problema de que amostras de Patterson eram constante e inexplicavelmente contaminadas por grandes doses de chumbo atmosférico sempre que expostas ao ar. Isso acabou fazendo com que ele criasse um laboratório esterilizado – o primeiro do mundo, de acordo com pelo menos um relato.
Patterson despendeu sete anos de trabalho paciente apenas para reunir amostras adequadas para o teste final. Na primavera de 1953, viajou até o Argonne National Laboratory, em Illinois, onde pôde utilizar a última palavra em espectrógrafo de massa, uma máquina capaz de detectar e medir as quantidades mínimas de urânio e chumbo encerradas em cristais antigos. Quando enfim obteve os resultados, Patterson, de tão excitado, dirigiu seu carro direto até a casa onde crescera, em Iowa,para que sua mãe fosse a primeira a saber,ele havia descoberto a verdadeira idade Terra.
Logo depois, num encontro em Wisconsin, Patterson anunciou uma idade definitiva para a Terra de 4,5 bilhões de anos (com uma margem de erro de mais ou menos 70 milhões de anos) – “uma cifra que permanece inalterada passados setenta anos”, como observou com admiração McGrayne. Após duzentos anos de tentativas, a Terra enfim possuía uma idade.
Cumprida sua missão principal, Patterson voltou a atenção à questão importuna de todo aquele chumbo na atmosfera. Ele se espantou ao descobrir que o pouco que se sabia sobre os efeitos do chumbo nos seres humanos era quase invariavelmente errôneo ou enganador – o que não surpreendia, ele descobriu, já que durante quarenta anos todos os estudos dos efeitos do chumbo haviam sido financiados exclusivamente pelos fabricantes de aditivos de chumbo.Patterson logo constatou que tínhamos muito chumbo na atmosfera – continuamos tendo, na verdade, já que o chumbo nunca desaparece – e que cerca de 90% parecia advir dos canos de descarga dos automóveis, mas não conseguiu provar isso. Ele precisava de um meio de comparar os níveis de chumbo na atmosfera naquele momento com os que existiam antes de 1923, quando foi introduzido o chumbo tetraetila. Ocorreu-lhe que núcleos de gelo poderiam fornecer a resposta.
Sabia-se que a neve que cai em lugares como a Groenlândia se acumula em camadas anuais distintas (porque diferenças sazonais de temperatura produzem mudanças ligeiras na coloração do inverno para o verão). Contando retroativamente essas camadas e medindo a quantidade de chumbo em cada uma delas, Patterson poderia calcular as concentrações globais de chumbo em qualquer época por centenas, ou mesmo milhares, de anos. A ideia tornou-se a base dos estudos de núcleos de gelo, em que se fundamenta grande parte do trabalho climatológico moderno.
O que Patterson descobriu foi que antes de 1923 quase não havia chumbo na atmosfera, e desde aquela época seu nível crescera de forma contínua e perigosa. Sua missão de vida era fazer com que o chumbo fosse eliminado da gasolina. Para isso, tornou-se um crítico constante e, muitas vezes, ruidoso da indústria do chumbo e seus interesses.
Á medida que Patterson se tornava incômodo, a direção de sua instituição via-se repetidamente pressionada pelos executivos da indústria do chumbo a calá-lo ou demiti-lo.
Patterson tem o mérito de nunca ter hesitado nem cedido. Seus esforços acabaram levando à promulgação do Clean Air Act, lei antipoluição atmosférica de 1970, e finalmente à suspensão da venda de gasolina com chumbo nos Estados Unidos em 1986. Quase de imediato, os níveis de chumbo no sangue dos americanos caíram 80%. Mas como o chumbo fica para sempre, quem está vivo hoje possui cerca de 625 vezes mais chumbo no sangue do que a população de um século atrás.
terça-feira, 5 de julho de 2016
8 lugares "mal assombrados".
Dadipark, na Bélgica
O lugar não tinha esse visual de filme de terror na década de 50, quando foi um famoso parque de diversões que funcionava próximo de uma igreja. Depois do culto e orações, os fiéis levavam a criançada para brincar um pouco nas atrações do parque, mas ele foi fechado e abandonado devido à queda de interesse.
O Dadipark está para ser demolido desde 2012, mas nada até agora.
Orpheum Auditorium, nos Estados Unidos
Localizada em New Bedford, Massachusetts, essa casa de ópera parece ter o visual deslumbrante e um desenho bem angelical no teto, certo? Mas isso é só imagem: na verdade, o local é um lar repleto de vozes do além, gritos e barulhos de arrepiar. Tudo isso já foi ouvido e presenciado por alguns moradores da cidade, que ainda vão lá porque existe um supermercado em parte do antigo terreno.
Esse mistério tem um detalhe muito importante: o auditório foi inaugurado no mesmo dia em que o Titanic naufragou, em 15 de abril de 1912.
Ossuário de Sedlec, na República Tcheca
Igreja é para ser um local de paz e serenidade, mas não é isso o que ocorre com esse lugar, digamos, no mínimo muito macabro! Quem é que decide fazer uma igreja com ossos humanos? Localizada na periferia de Kutna Hora, essa capela é cheia de restos mortais de mais de 70 mil pessoas.
Para você ter ideia, em 1278, um abade — chamado Henry — fez uma peregrinação ao lugar onde Jesus teria sido sepultado e trouxe com ele uma pequena quantidade de terra do local. Não contente, ele espalhou essa terra sobre o cemitério de Sedlec, tornando-o uma terra santa. É óbvio que, depois de alguns meses, o lugar era o mais popular da cidade para enterrar os falecidos — virou moda.
Quando o cemitério completou sua lotação (isso em 1511), todos os corpos — anteriormente sepultados — foram desenterrados para dar espaço aos mortos mais recentes. Mais tarde, em 1870, um carpinteiro local, Frantiaek Rint, foi contratado para organizar a enorme pilha de ossos escavados como decoração da igreja. Rint provou ser um verdadeiro artista, criando a arte com osso mais incrível (ou assustadora?) que o mundo já viu.
Beelitz-Heilstätten, na Alemanha
Conhecido como o “hospital militar de Hitler” por já ter tratado uma lesão na coxa do ditador mais famoso do mundo — durante a Grande Guerra —, esse complexo possui 60 edifícios e foi construído no final do século 19, com o intuito de reabilitar o crescente número de pacientes com tuberculose em Berlim na época.
Depois da queda da Alemanha Oriental, o hospital foi completamente abandonado e hoje você só enxerga camas enferrujadas, edifícios cobertos de vinha e corredores vazios com as paredes pichadas.
Ilha da Queimada Grande, no Brasil
Situada a 35 km de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, o lugar é visto como o verdadeiro inferno na Terra — para entrar lá precisa até de uma autorização da Marinha. O motivo é simples: a ilha tem a incrível média de nove cobras por metro quadrado, ou seja, são mais de quatro mil no total, prontas para dar o bote a qualquer momento!
Todas essas criaturas são do tipo Jararaca-Ilhoa (Bothrops insularis), com um veneno megapotente capaz de matar uma pessoa em poucos segundos. Acho melhor você não inventar de fazer uma visitinha por lá, pois é certeza de que não vai voltar.
Centralia, nos Estados Unidos
Para começar a brincadeira, o distrito ganhou o apelido oficial de “a verdadeira Silent Hill”, e não é à toa: em 1962, uma queimada monstruosa em um depósito de lixo acabou condenando a cidade toda. O fogo atingiu uma mina de carvão, que estava em todo o subsolo de Centralia, levando gases tóxicos e chamas para todos os lados da superfície, fazendo com que algumas crateras fossem abertas no chão e a cidade evacuada — todo mundo saiu desesperado de lá.
Casas foram demolidas e boa parte do acesso ao local está interditado. Todos os imóveis são inacessíveis — não existe CEP —, e as ruas estão cheias de placas com o aviso: “Perigo Mortal”. Para você ter ideia, o lugar já teve 2 mil habitantes, mas agora não passa de uma cidade fantasma com apenas nove habitantes — só nove!
Detalhe: o roteirista de Hollywood, Roger Avary, realmente se baseou nesse cenário para adaptar a versão do famoso game de suspense para as telonas do cinema.
Manchac Pântano, nos Estados Unidos
Localizado na cidade de Louisiana, a região é um verdadeiro cenário de histórias de terror. Inclusive, reza a lenda que uma bruxa vodu lançou suas mandingas no lugar. Aparentemente, o Manchac não tem nada de macabro, sendo apenas uma região com muitos crocodilos — muitos mesmo!
Porém, o pântano ganhou a fama de ser mal-assombrado devido a um costume antigo: séculos atrás, o lugar era o ponto predileto para práticas vodu. Hoje em dia, a coisa virou negócio: existem excursões à meia-noite (com tochas), e até algumas cenas do filme “A Colheita do Mal” foram gravadas lá.
As crateras da Sibéria, na Rússia
Foi noticiado o surgimento de um buraco misterioso na Sibéria, e depois mais duas novas crateras que foram avistadas. Pois é, eles já estão entre os lugares mais sinistros do Planeta Azul, e não é por menos: ninguém ainda sabe realmente o porquê elas surgiram “do nada” — é o mais recente mistério do planeta.Até agora, as teorias vão desde algumas explicações científicas (que os buracos são consequências do aquecimento global em conjunto com uma mistura de água, sal e gás, que gerou a liberação de gases sob a superfície, explodindo como uma rolha de champanhe), passam pela tese de impacto com algum meteoro.
segunda-feira, 4 de julho de 2016
Plutão e a chegada da sonda New Horizons.
Algumas curiosidades sobre a sonda New Horizons que chegou a Plutão em julho de 2015
Você já deve saber sobre a chegada de uma sonda da Nasa,a New Horizons a Plutão no dia 14/07/15.Essa pequena nave metálica e seus 7 instrumentos científicos,coletaram uma imensidão de dados sobre o "quase planeta" Plutão.
Aqui algumas curiosidades para quem não acompanhou sua tragetória tão atentamente:
Foi uma longa viagem. E bota longa nisso - desde que foi lançada ao espaço em janeiro de 2006 na base de Cabo Canaveral, na Flórida, a New Horizons percorreu quase cinco bilhões de quilômetros até chegar a seu destino. Mesmo que seja a espaçonave mais veloz da história, se movendo pelo espaço a uma velocidade impressionante de 49,6 mil quilômetros por hora, sua jornada durou quase dez anos.
Nós nunca estivemos lá antes. Chamado de Cinturão de Kuiper, o vasto domínio que se estende para além da órbita de Netuno era a única região do Sistema Solar que ainda não havia sido devidamente explorada - até agora. É por isso que uma missão para lá foi considerada como prioridade máxima pela Academia Nacional de Ciências dos EUA, e foi com base nessa mesma diretriz que a NASA desenvolveu a New Horizons.
A sonda New Horizons já detectou metano em Plutão. Já há algum tempo os cientistas sabiam da existência de metano no planeta anão, mas agora o elemento foi detectado oficialmente pelos instrumentos da sonda. As reservas em estado sólido que estão na superfície do astro podem ser um resquício direto da nuvem molecular que formou o nosso sol - um material de valor científico inestimável.
Caronte não é a única acompanhante de sua dança cósmica. Ao contrário da Terra, que possui um único satélite natural, Plutão é cortejado por cinco luas. A maior e mais conhecida delas, Caronte, tem um diâmetro de 1,2 mil quilômetros - bem pequena quando comparada com nossa Lua, cujo diâmetro chega aos 3,4 mil quilômetros. As outras foram descobertas mais recentemente e têm o tamanho de asteroides relativamente pequenos. Elas se chamam Hidra (45 quilômetros), Nix (35 quilômetros), Cérbero e Estige.
Plutão é maior do que os astrônomos pensavam. Ele pode ser um anão, mas o tamanho apontado pela New Horizons superou as estimativas prévias dos cientistas: Plutão mede 2,3 mil quilômetros de diâmetro. Apesar de não ser nem duas vezes maior do que Caronte, os dados confirmaram a suspeita de que as dimensões do astro superam as de todos os outros objetos conhecidos além da órbita de Netuno. Em comparação com o diâmetro da Terra, o de Plutão corresponde a 18,5%, e o de Caronte a 9,5%. A questão do tamanho dos dois corpos foi debatida ao longo de décadas, e no caso do planeta anão o fato de ter atmosfera tornava uma medida precisa ainda mais difícil.
As cinzas do astrônomo que descobriu Plutão estão a bordo da New Horizons. Há 85 anos, um filho de fazendeiro do Kansas realizou a façanha de descobrir o então enigmático Planeta X, na época um corpo celeste teórico que todos acreditavam estar além da órbita de Netuno. O pontinho que Clyde Tombaugh encontrou no telescópio viria a ser chamado de Plutão, e o astrônomo inusitado se tornou o único americano a descobrir (o que na época era) um planeta do Sistema Solar. Para homenageá-lo, a família de Tombaugh cedeu à NASA parte das cinzas de seu corpo para serem levadas junto da New Horizons até o astro que ele descobriu. Outros oito objetos simbólicos estão a bordo, entre eles um selo de 1991 que retratava o planeta anão junto dos dizeres: ainda não explorado. “Nós pensamos que seria ótimo que este selo sobrevoasse Plutão enquanto sua mensagem se tornasse obsoleta!”, disse um dos cientistas da missão, Alan Sterm, ao site Mashable.
São três os tipos de sonda:
Existem sondas específicas para cada tipo de missão exploratória. A sonda de sobrevoo passa perto de um planeta ou outro corpo celeste e tira fotos ou faz análises com instrumentos. A sonda orbital entra na órbita de um astro e fica ali por algum tempo, funcionando como um satélite artificial.A sonda de aterrissagem pousa na superfície de um astro para fazer suas análises, podendo carregar um veículo. A sonda veicular é capaz de se mover, pode ser um jipe robótico ou outro tipo de veículo.
domingo, 3 de julho de 2016
Figuras históricas
Leonardo da Vinci
Leonardo di Ser Piero da Vinci ou simplesmente Leonardo da Vinci foi um polímata nascido na atual Itália,uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento,que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.É ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística.Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante.
Gioconda(Mona Lisa):Principal obra de Da Vinci.
Escrita reversa
Era uma maneira de enganar os plagiadores da renascença que olhavam suas anotações ou apenas uma maneira de evitar a bagunça que a tinta fazia para um canhoto? Qualquer que fosse seus motivos, Da Vinci certamente gostava de escrita reversa: a maioria de seus diários estão embaralhados dessa maneira.
Engrenagens para mergulho submarino
A fascinação de Da Vinci com o mar ajudou a criar vários projetos para exploração aquática. Seu traje de mergulho era feito de couro, conectado a um snorkel feito de cana e um cinto que flutuava na superfície. Provar o traje era também prático, ele incluía um saco onde o mergulhador poderia utilizar para urinar.
Planador com asas
A imaginação de Da Vinci estava cheia de idéias de máquinas voadoras, incluindo vários planadores equipados com asas que batiam. Esse modelo com assentos e controles para o piloto não incluía um capacete.
Canhão de três canos
Mais pensador do que lutador, o desgosto de Da Vinci por conflito não o impedia de sonhar com projetos de canhões muito mais eficientes como este. Este modelo seria uma arma mortal em campo de batalha, rápido e leve com muito mais poder de fogo.
O Homem Vitruviano
Da Vinci modelou seu humano perfeito a partir das proporções deixadas por Vitruvius, um antigo arquiteto romano. O homem de aparência fechada tem razão para sorrir: ele é hoje considerado uma das figuras mais reconhecíveis no planeta.
Frases de Leonardo da Vinci:
- "A sabedoria é filha da experiência".
- "Quem pouco pensa, muito erra".
- "A simplicidade é a máxima sofisticação".
- "Saber não é o bastante, necessitamos aplicar o conhecimento. Querer não é o bastante, necessitamos realizar".
- "O tempo dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo".
sábado, 2 de julho de 2016
Tardígrados:os animais mais resistentes da terra
Tardígrado(do latim:tardus,lento + gradus,passo) é um filo de microscópicos animais segmentados,relacionados com os artrópodes.A maioria tem entre 0,3 e 0,5 milímetros de comprimento.
Muito resistentes,os tardígrados podem sobreviver a temperaturas variando desde pouco mais de zero absoluto até os 150°,a pressões de 6 mil atmosferas a 5000 Gy de radiação,cerca de 1000 vezes mais que um ser humano pode suportar.
Em 2007 vários espécimes pertencentes a duas espécies de tardígrados foram enviados ao espaço por cientistas,onde foram expostos não apenas ao vácuo do espaço,onde é impossível respirar,mas também a níveis de radiação capazes de incinerar um ser humano.De volta ao planeta Terra,um terço deles ainda estava vivo,tornando-se assim os únicos animais nativos do planeta Terra capazes de sobreviver as condições do espaço extraterrestre sem a ajuda de equipamentos de que se tem conhecimento.
5 Galáxias incomuns
*Galáxia do Sombreiro:
Como o próprio nome já diz,a galáxia tem um formato que lembra o tradicional chapéu mexicano.Mas,ao observar com mais atenção,os especialistas notaram que a galáxia é formada por diversos agrupamentos de estrelas,em vez de um conjunto único e gigante.Ainda há uma grande probabilidade de existir um enorme buraco negro no centro da galáxia.
*Arp87:
É a união de duas galáxias.Os especialistas concluíram que elas se encontraram alguns bilhões de anos atrás e a gravidade agiu sobre a matéria conforme elas se afastaram.Por esse motivo,é bastante provável que elas voltem a se aproximar e eventualmente se transformem em uma única galáxia.Enquanto isso,elas estão interligadas por uma linha de estrelas,gases e partículas.
*Centaurus A(NGC5128):
A Centaurus A tem suas peculiaridades .Se compararmos seu tamanho a de outras galáxias perceberemos que ela é especialmente grande e os astrônomos já sabem que sistemas dessa magnitude apresentam formas espirais ou elípticas.Mas ao atravessar a poeira e observar a galáxia mais atentamente,os astrônomos descobriram que ela apresenta formas espirais e elípticas ao mesmo tempo-o que é bastante incomum e faz com que essa seja a única galáxia elíptica com braços espirais.A teoria é que a Centaurus A tenha absorvido uma galáxia espiral há milhões de anos,mas esse é só um palpite.
*Messier 83:
Também conhecida como "Catavento-do-sul" e "M83",essa é uma das galáxias mais brilhantes do céu.O sistema foi descoberto há 250 anos,mas foi classificado como uma enorme nuvem de gás até que os especialistas pudessem analisá-la mais de perto.
*NGC2936:
Mais conhecida como "Galáxia do Boto".Porém,por mais que o aspecto lembre o mamífero,muitas pessoas enxergam um pinguim protegendo o seu ovo.Independente disso,a verdade é que a estrutura é formada por duas galáxias:o "boto" realmente faz parte da NGC2936,enquanto o "ovo" foi catalogado como Arp142.
A parte do boto costumava ser uma galáxia espiral semelhante a Via Láctea ,mas as imensas forças gravitacionais da galáxia mais densa que está atras dela modificaram consideravelmente seu formato.Os especialistas acreditam que as duas estruturas devem se fundir dentro de bilhões de anos.
Assinar:
Comentários (Atom)





































