Algumas curiosidades sobre a sonda New Horizons que chegou a Plutão em julho de 2015
Você já deve saber sobre a chegada de uma sonda da Nasa,a New Horizons a Plutão no dia 14/07/15.Essa pequena nave metálica e seus 7 instrumentos científicos,coletaram uma imensidão de dados sobre o "quase planeta" Plutão.
Aqui algumas curiosidades para quem não acompanhou sua tragetória tão atentamente:
Foi uma longa viagem. E bota longa nisso - desde que foi lançada ao espaço em janeiro de 2006 na base de Cabo Canaveral, na Flórida, a New Horizons percorreu quase cinco bilhões de quilômetros até chegar a seu destino. Mesmo que seja a espaçonave mais veloz da história, se movendo pelo espaço a uma velocidade impressionante de 49,6 mil quilômetros por hora, sua jornada durou quase dez anos.
Nós nunca estivemos lá antes. Chamado de Cinturão de Kuiper, o vasto domínio que se estende para além da órbita de Netuno era a única região do Sistema Solar que ainda não havia sido devidamente explorada - até agora. É por isso que uma missão para lá foi considerada como prioridade máxima pela Academia Nacional de Ciências dos EUA, e foi com base nessa mesma diretriz que a NASA desenvolveu a New Horizons.
A sonda New Horizons já detectou metano em Plutão. Já há algum tempo os cientistas sabiam da existência de metano no planeta anão, mas agora o elemento foi detectado oficialmente pelos instrumentos da sonda. As reservas em estado sólido que estão na superfície do astro podem ser um resquício direto da nuvem molecular que formou o nosso sol - um material de valor científico inestimável.
Caronte não é a única acompanhante de sua dança cósmica. Ao contrário da Terra, que possui um único satélite natural, Plutão é cortejado por cinco luas. A maior e mais conhecida delas, Caronte, tem um diâmetro de 1,2 mil quilômetros - bem pequena quando comparada com nossa Lua, cujo diâmetro chega aos 3,4 mil quilômetros. As outras foram descobertas mais recentemente e têm o tamanho de asteroides relativamente pequenos. Elas se chamam Hidra (45 quilômetros), Nix (35 quilômetros), Cérbero e Estige.
Plutão é maior do que os astrônomos pensavam. Ele pode ser um anão, mas o tamanho apontado pela New Horizons superou as estimativas prévias dos cientistas: Plutão mede 2,3 mil quilômetros de diâmetro. Apesar de não ser nem duas vezes maior do que Caronte, os dados confirmaram a suspeita de que as dimensões do astro superam as de todos os outros objetos conhecidos além da órbita de Netuno. Em comparação com o diâmetro da Terra, o de Plutão corresponde a 18,5%, e o de Caronte a 9,5%. A questão do tamanho dos dois corpos foi debatida ao longo de décadas, e no caso do planeta anão o fato de ter atmosfera tornava uma medida precisa ainda mais difícil.
As cinzas do astrônomo que descobriu Plutão estão a bordo da New Horizons. Há 85 anos, um filho de fazendeiro do Kansas realizou a façanha de descobrir o então enigmático Planeta X, na época um corpo celeste teórico que todos acreditavam estar além da órbita de Netuno. O pontinho que Clyde Tombaugh encontrou no telescópio viria a ser chamado de Plutão, e o astrônomo inusitado se tornou o único americano a descobrir (o que na época era) um planeta do Sistema Solar. Para homenageá-lo, a família de Tombaugh cedeu à NASA parte das cinzas de seu corpo para serem levadas junto da New Horizons até o astro que ele descobriu. Outros oito objetos simbólicos estão a bordo, entre eles um selo de 1991 que retratava o planeta anão junto dos dizeres: ainda não explorado. “Nós pensamos que seria ótimo que este selo sobrevoasse Plutão enquanto sua mensagem se tornasse obsoleta!”, disse um dos cientistas da missão, Alan Sterm, ao site Mashable.
São três os tipos de sonda:
Existem sondas específicas para cada tipo de missão exploratória. A sonda de sobrevoo passa perto de um planeta ou outro corpo celeste e tira fotos ou faz análises com instrumentos. A sonda orbital entra na órbita de um astro e fica ali por algum tempo, funcionando como um satélite artificial.A sonda de aterrissagem pousa na superfície de um astro para fazer suas análises, podendo carregar um veículo. A sonda veicular é capaz de se mover, pode ser um jipe robótico ou outro tipo de veículo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário